quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conheça melhor o curso de Ciências Sociais!

As Ciências Sociais - reunindo a Sociologia, a Ciência Política e a Antropologia - investigam criticamente as relações socioeconômicas, políticas e culturais, e as respectivas formas de consciência, produzidas historicamente pelos homens, e buscam responder aos problemas e às perspectivas da sociedade contemporânea.
O Curso de Ciências Sociais do Centro Universitário Fundação Santo André, baseado na articulação entre teoria e prática, reflexão e ação, pesquisa e ensino, forma simultaneamente o bacharel (cientista social) e o licenciado (professor na educação básica). Distingue-se ainda por oferecer, além da licenciatura em Sociologia, também autorização para lecionar Filosofia, ambas disciplinas obrigatórias no Ensino Médio, e História e Geografia no Ensino Fundamental.

O curso propicia uma formação teórica sólida, estimula a capacidade analítica e a autonomia intelectual, fornecendo instrumentos para a pesquisa e a prática social e capacitando o egresso a tornar-se produtor de conhecimento e ingressar em cursos de pós- graduação.

O bacharel em Ciências Sociais tem amplo campo de trabalho. Como Sociólogo (Profissão Regulamentada), Cientista Político e Antropólogo pode atuar em: Planejamento e consultoria em órgãos públicos e privados; Pesquisa em institutos privados e públicos como SEADE, DIEESE, IBGE e outros; Assessoria e orientação social em Ongs, sindicatos, partidos políticos, associações, movimentos sociais, institutos de cultura e meios de comunicação; Pesquisa acadêmica e docência no ensino superior.Com a Licenciatura, pode lecionar Sociologia e Filosofia no ensino médio e História e Geografia no Ensino Fundamental.

DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

“Estudar na Fundação foi fundamental para minha militância e para minha vida pessoal e profissional. Se hoje me considero uma pessoa crítica e uma profissional de respeito, devo isso, em grande medida, à minha vida acadêmica na Fundação. Tenho orgulho de fazer parte desta história.”
Vânia Noeli Ferreira de Assunção (Socióloga formada pelo CUFSA, professora universitária, mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP).

“A minha experiência como discente em outras três prestigiosas universidades corrobora o meu apreço ao curso de ciências sociais da Fundação Santo André. Principiei uma pesquisa na Fundação cujos frutos mais relevantes foram a apresentação de um trabalho num importante congresso na Europa e a publicação de um livro pela Editora Unesp.”
Claudinei Cássio de Rezende (Licenciado e bacharel em ciências sociais pela Fundação Santo André. Especialista em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em ciências sociais pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Autor do livro Suicídio Revolucionário: a luta armada e a quimérica revolução em etapas, pela editora Unesp).

“Concluí o curso de Ciências Sociais na FSA em 2007. A formação crítica e humanista que tive no curso, o referencial teórico consistente e as relações que estabeleci com professores e colegas foram de extrema importância para minha formação individual e para o amplo leque atividades profissionais que já desenvolvi. E eu só tenho a agradecer por isso!”
Thaís de Souza Lapa (Aluna Especial do Programa de Mestrado em Sociologia da USP. Analista de Projetos Sociais – Derdic/PUC-SP e Pesquisadora em Direitos Sexuais e Reprodutivos. Coautora do livro Aborto e Religião nos Tribunais Brasileiros).

“Quando terminei o ensino médio, precisava fugir do trabalho em escritórios. Descobri que uma maneira seria fazer um curso de humanas. Quando soube que em Ciências Sociais eu teria aulas de filosofia, sociologia, economia e antropologia, e que na FSA eu poderia conciliar estudo e trabalho, não tive dúvidas. Lá fui aluno de professores diferenciados, quase todos doutores, que me fizeram tomar gosto pela atividade acadêmica. Acabei por me tornar professor universitário, podendo gozar de uma rotina nada igual à dos escritórios”.
Leandro Candido de Souza (Cientista Social formado pelo CUFSA, mestre em comunicação social pela ECA-USP, doutorando em história social pela PUC-SP e professor do CUFSA).

“Cursar Ciências Sociais na Fundação Santo André foi uma experiência muito especial em minha formação não só profissional, mas também humana. Eu já havia passado por uma universidade no Brasil (UMESP) e na Espanha (UPV) e o padrão de trabalho que encontrei na Fundação não deixou nada a desejar a estes outros centros de excelência, pelo contrário. Da mesma forma, não tive nenhuma dificuldade para acompanhar os padrões mais rigorosos do trabalho científico atual – tanto que consegui, ainda na graduação, a bolsa de estudos da FAPESP e, já ao entrar no mestrado que desenvolvo na PUC-SP, uma bolsa de estudos pelo CNPq. Não tenho dúvida que recebi os instrumentos essenciais para o desenvolvimento de minhas aptidões e pretensões profissionais.”
Rodrigo Pereira Chagas (Mestrando em História Social pela PUC-SP. Bolsita do CNPq. Graduado em 2008).

"O curso de Ciências Sociais na FSA me possibilitou com uma formação teórica sólida, oferecendo suporte para uma postura crítica e reflexiva da realidade social em seus múltiplos aspectos. Ao oferecer uma rica formação humana e acadêmica, esse curso me possibilitou uma atuação profissional competente."
Felipe Henrique Gonçalves (Mestrando em História pela PUC/SP e Professor de Sociologia e História do Ensino Médio).

“O curso de Ciências Sociais da Fundação Santo André me possibilitou não apenas a qualificação necessária para trabalhar em institutos de pesquisa, mas também a ampliação de horizontes no tocante ao prosseguimento da vida acadêmica.”
Vladmir Luis da Silva (Mestrando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Candidato em fase final de concurso para o provimento de cargo de professor de educação básica (PEB) II, disciplina de Sociologia).

"A formação de cientista social na FSA me possibilitou analisar o desenvolvimento e os fatos da sociedade de uma forma ampliada e crítica, aumentando meus conhecimentos a respeito das mudanças e mazelas de uma sociedade global cada vez mais integrada pelo desenvolvimento tecnológico. Ao mesmo tempo, trouxe-me um espaço maior no mercado de trabalho."
Cleber José de Toledo (Formado em Ciências Sociais pelo CUFSA (2005), especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp (2006), mestrando em Ciência Política pela PUC-SP e professor de Economia e Sociologia na Uninove).

“Eu definiria o curso de Ciências Sociais da FSA nos seguintes termos: trata-se de um curso que fornece um incomparável potencial de análise e de interpretação da realidade e dos fenômenos sociais que ocorrem constantemente no mundo contemporâneo. Propicia sólida formação que nos permite enxergar as coisas com maior nitidez. Em termos profissionais e de mercado de trabalho, o mundo atual valoriza crescentemente o potencial intelectual e cognitivo; a capacidade de interpretar e relacionar dados e informações e, sobretudo, de compreender o mundo e a realidade que se configura e se transforma rápida e continuamente, apresentando diversos problemas e desafios a serem compreendidos e superados. Aos que buscam na formação e no trabalho realização e desenvolvimento profissional, pessoal e humano, trata-se de um curso instigante.”
Bruno Monteforte (professor de Sociologia)


"Por meio das aulas de Sociologia no Ensino Médio decidi fazer Ciências Sociais no CUFSA. Nos primeiros anos da graduação trabalhava com moda e música, até que surgiu a oportunidade de estagiar no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Passado um ano de experiência, fui efetivada. Consegui concluir a minha formação em 2009 e, posso afirmar em bom tom, que o curso me proporcionou muitos benefícios. Atualmente faço parte do projeto Neblina sobre trilhos, que conta com apoio da Pró-reitoria de extensão da CUFSA e da UFABC; sou uma das colunistas da Contemporartes, revista digital de difusão cultural e também participo do Coletivo Artístico Dialéticas Sensoriais."
Soraia Oliveira Costa

“O Curso de Ciências Sociais da Fundação Santo André oferece condições para a apropriação de conhecimentos políticos, econômicos, sociais, históricos e filosóficos para uma análise totalizante e estratégica da sociedade, favorecendo uma atuação crítica e comprometida com a emancipação humana.”
Raquel Quintino (Universidade de Comunicação Livre)


“Graças ao curso de Ciências Sociais, minha ‘visão de mundo’ mudou muito, em particular no que se refere ao que é o ser humano, a história, a política, etc .Uma coisa que acho fundamental foi o curso ter me fornecido uma bagagem teórica que me permite até hoje não apenas me indignar com as contradições, as misérias e desigualdades etc., desse mundo, mas saber quais as razões reais disso e qual a melhor ferramenta para combatê-la. Fui fazer o curso de Ciências Sociais em 1993 na Fundação por não ter conseguido entrar na conceituada USP, no entanto minhas expectativas foram plenamente satisfeitas com o curso. Para finalizar, se um dia meu filho quiser fazer Ciências Sociais recomendarei a Fundação, mas para isso é preciso lutar para que ela permaneça. O historiador Eric Hobsbawm afirmou que Marx o fez tomar consciência de que a história é um instrumento sem o qual não se pode compreender o que se passa no mundo. Eu diria a mesma coisa do curso de Ciências Sociais da Fundação.”
Eraldo Ramos de Souza (Funcionário da Biblioteca Municipal de São Bernardo).


“Através do curso de Ciências Sociais jamais veremos o mundo como antes. Restam poucas certezas: a inquietação e a busca de uma realidade mais justa, para todos!”
Valéria Melo Cazetta (professora da rede pública)

“Formei-me em Ciências Sociais na Fundação em 2004 e hoje trabalho num órgão do governo do estado como funcionário público junto com economistas, administradores, advogados, contadores e agrônomos. O curso de Ciências Sociais me proporcionou uma ampla capacidade de reflexão sobre uma série de temas e problemas da sociedade atual, tal como cidadania, violência, religiosidade, desemprego, economia, política, meio-ambiente, cultura, etc. E isso me fez perceber que esses vários temas sociais não são e não podem ser tratados de uma forma isolada ou separada de seu contexto geral.”
Thiago Lisboa

“O curso de Ciências Sociais do CUFSA proporcionou-me uma formação crítica acerca das contradições presentes na sociedade, demonstrando que é possível compreendê-la através da apreensão do real. A graduação também possibilitou meu crescimento profissional, pois atualmente trabalho como funcionária pública em um Instituto do Governo do Estado de São Paulo, na área de planejamento, pesquisa e capacitação em organizações autogestionárias.”
Flávia Bigai Coleta (Formada em Ciências Sociais pelo CUFSA em 2005, cursando Especialização em Ciências Sociais: Economia-mundo Arte e Sociedade, também pelo CUFSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário