sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançamento do Documentário: A Transformação Sensível: Neblina Sobre Trilhos


Neste último dia 10 de abril, a Fundação Santo André, tornou-se palco para o lançamento do documentário: A Transformação Sensível: Neblina Sobre Trilhos. Documentário este, idealizado e produzido por professores, alunos e ex-alunos do Centro Universitário Fundação Santo André em parceria com a Faculdade Federal do ABC.

O filme aborda a problemática do abandono cultural e histórico presente na cidade de Paranapiacaba, onde se encontra a primeira via férrea do Estado de São Paulo.

Transformada em patrimônio público, a cidade acolhe hoje turistas atraídos, sobretudo, pelo festival de inverno que se tornou famoso na região. Por outro lado, nota-se que a cidade é exemplo clássico de patrimônio histórico e cultural, abandonado pelas autoridades públicas no que diz repeito a preservação, é por isso, que muitos turistas ao serem entrevistados no documentário mostraram desconhecer a história local.

O que o documentário propõe é justamente o resgate dessa história, a partir da narração dos verdadeiros protagonistas dela: os trabalhadores da ferrovia, responsáveis pela efetivação do projeto São Paulo Railway.

A importância de dar voz aos moradores e ex-funcionários da ferrovia, encontra-se justamente na possibilidade de dissipar a neblina sobre os trilhos de Paranapiacaba, removendo-a lentamente a partir da narração de cada um dos ex-ferroviários que durante muito tempo, foram os responsáveis pelo funcionamento da ferrovia, que hoje encontra-se a mercê da deteorização do tempo. Para completar esse objetivo, aspectos históricos de cada década abordada são resgatados a fim de inserir a história de Paranapiacaba ao seu lugar de origem: o mundo.

Vale à pena conferir essa história disponível gratuitamente para as instituições interessadas. Basta entrar em contato com a equipe responsável pelo projeto através do e-mail: odairgarcia@uol.com ou pelo telefone: 11-8305 - 7514.

Um comentário:

  1. Os alunos da EMEJA CLARICE LISPECTOR de Mauá assistiram ao documentário na noite de 15/05. Foi uma atividade enriquecedora!!!
    Profª Deise Delgato

    ResponderExcluir