quarta-feira, 25 de maio de 2011

3º Dia: A Poesia do Futuro – 140 anos da Comuna de Paris

No terceiro dia de atividades em comemoração aos 140 anos da Comuna de Paris, tivemos o estudante e militante Edison Sales tratando do tema - Da Comuna de Paris à estratégia soviética na luta pela emancipação dos trabalhadores. Edison iniciou tratando da Comuna como um marco na luta internacional dos trabalhadores. Depois de fazer uma breve explicação sobre os eventos de 1848 e a limitação da burguesia, que naquela altura passara a temer os proletários, que haviam sido criados pela própria dominação burguesa. O palestrante fez questão de frisar que o levante dos comuneiros em 1871 tinha um caráter proletário.


Edison, trazendo o debate para nossos dias, colocou a questão dos recentes levantes populares no mundo árabe e, mais recentemente, na Espanha. Lembrou que boa parte dos jovens inseridos nesses processos revolucionários nunca viram uma revolução acontecer, além de terem crescido em uma sociedade que entende, de maneira geral, que o capitalismo é o “fim da história”. Segundo o palestrante, essas condições explicam a falta de perspectivas para além do Estado e do capital, desses movimentos. Por isso, Edison ressaltou a importância de relembrar a Comuna, que colocou a perspectiva de uma revolução do trabalho contra o capital em destaque.



Considerando a Comuna como um novo ponto de partida e tomando lições de seus erros e acertos, Edison passa a polemizar com algumas tendências anarquistas, citando e confrontando as direções dos movimentos de esquerda na Guerra Civil Espanhola e na Revolução Russa. Sendo que os anarquistas estavam a frente do movimento espanhol, que decidiram não tomar o Poder e foram violentamente massacrados resultando na ditadura do General Franco e a Revolução Russa dirigida pelo partido bolchevique que, muito embora não tenha transitado para o socialismo por condições históricas particulares, conseguiu impor a revolução ao antigo regime.


Seguem as próximas atividades:

Quinta - 26/05:
Lúcio Flávio Almeida: A Comuna e o debate contemporâneo sobre a transição para o socialismo
Wanderson Fábio Melo: A Comuna e a educação

Sexta - 27/05:
Vânia Noeli F. Assunção: O Bonapartismo e a Comuna
Bia Abramides: As lições da Comuna e a atualidade da revolução social

Sábado 28/05: (13h00)
Beatriz Tragtenberg: Louise Michel e a Comuna
Henry de Carvalho: Courbet e a Comuna de Paris


LANÇAMENTO
K. Marx. A Guerra Civil na França (Boitempo)


FILME
La Commune (Paris, 1871) [Peter Watkins, 2000]

28/05 – 16h00 – Parte II


EXPOSIÇÃO
(25 a 28 de maio – Pátio da Fafil)

A Comuna de Paris – Imagens e Documentos
(Curadoria: Valdir Siqueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário