sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Semana de Sociais 2011 - 4º dia

Ontem (20/10), quinta-feira, tivemos o quarto dia de palestras e debates da Semana de Ciências Sociais do CUFSA. A palestra do dia intitulada Crise do capital e perspectiva de futura em que os professores Mário Duayer e Ivan Cotrim trataram dos respectivos temas: Marx e a crítica do trabalho capitalista e Marx e a crise do capital.
Mário Duayer foi o primeiro a expor seu tema e discuti-lo. Em sua exposição demonstrou como o trabalho, de acordo com Karl Marx, torna o ser social. Desta maneira desdobrou sobre como no sistema do capital o trabalho se transformou no centro da sociedade, uma vez que há a generalização da troca (de mercadorias) e esta, nas palavras de Duayer, “é mediação de extremos pressupostos” históricos, fazendo o trabalho se tornar o sentido da vida dos indivíduos. Ou seja, como disse o professor, a “troca generalizada só acontece quando os produtores diretos são expropriados de seus meios de trabalho”, para tanto houve um processo histórico que dissolveu os antigos modos de produção de tipos mais variados. Dessa maneira o capital pode se apropriar de todas as esferas da vida e comandá-la, tornando esta atividade, tipicamente humana, sem sentido e pautada no trabalho abstrato, o dinheiro. Sendo assim, o produtor é subordinado a uma figura abstrata a qual se configura no trabalho morte.
A partir da exposição sobre o trabalho Duayer demonstrou como Marx faz uma análise ontológica crítica da centralidade do trabalho nesta sociedade. Portanto, Marx ao buscar compreender a sociedade do capital fez uma auto-reflexão sobre a mesma e sua história, além de ter como objeto de estudo a própria realidade. Em outras palavras, tentou entender o trabalho e as relações sociais, vinculadas a ele, através do próprio trabalho.
Assim nosso palestrante finalizou sua fala dizendo que o trabalho “é fundante, mas não pode ser central”, pois deve ser uma condição para o desenvolvimento do ser e não um fim em si mesmo.
Logo em seguida tivemos a discussão com Ivan Cotrim, o qual apontou os fatores principais que fizeram gerar a atual crise mundial. De inicio demonstrou que a situação mundial hoje é resultado de problemas econômicos de começaram a aparecer em torno de 2006 e tivera seu ápice em 2008 com a quebra de alguns bancos. A crise é, portanto, como disse Ivan, uma “necessidade de reordenação do capital” para que possa se manter.
Desta maneira toda a análise buscou mostrar que a crise, não é financeira, mas compete ao âmbito produtivo, sendo assim crise de superprodução. Não obstante, esses problemas econômicos pertinentes ao capital apresentam-se logo após um período de crescimento econômico, o qual segue-se de uma queda da taxa de lucro a qual afasta a percepção da ampliação, havendo então a estagção e o desgaste das forças produtivas. Enfim a atual crise pertence a esfera da produção e se instalou devido as contradições existentes no capital.

Por Jacqueline Marinho de Sousa

Acompanhe a programação da Semana:

PALESTRAS

Local: Auditório da Fafil
Horário: 20h00

21 de outubro - Insurreições no Mundo Árabe
Insurreições árabes: dilemas e caminhos – José Arbex (PUC-SP)
Revolução do Egito: o que o mundo está presenciando? – Luis Gustavo Porfírio
A Primavera Árabe em chave revolucionária – Simone Ishibashi

COMUNICAÇÕES DE PESQUISA

21 de outubro – 18h00 – Sala 33 – Fafil
Inscrições até 15/10: www.colegiadosociais.com/semana2011
Coordenação: Prof. Lívia Cotrim

DEBATES E EXPOSIÇÕES

Horário: 18h00 às 20h00

17 a 21 de outubro - A Questão Agrária no Brasil Ontem e Hoje
Sala 34 – Fafil Coordenação: Prof. Marineide S. L. Santos

17 a 21 de outubro - A Revolução no Norte da África e no Chile
Sala 32 – Fafil Coordenação: Hugo Ariel Alvarez, Caio Giovanni Santos e Renata Vieira da Silva
20 de outubro As insurreições africanas – Miguel Tavares de Almeida

MOSTRA DE CINEMA

Local: Auditório da Fafil
Horário: das 18h00 às 20h00
Coord.: Michel da Silva e Willer de Oliveira

21 de outubro - Cortina de Fumaça
Brasil, Rodrigo Mac Niven, 2010, 88 min.

ENCERRAMENTO

22 de outubro
Local: ALPHARRABIO Livraria e Editora – Rua Eduardo Monteiro, nº 151
13h00 Resistências Populares na América Latina
A Comuna de La Paz – Everaldo de Oliveira Andrade (UNG)
Crônica de tempos difíceis:aspectos da história contemporânea argentina – Sílvia Elena Alegre
Chile: as mobilizações da juventude e a crise econômica da América Latina – Mayara Conti
16h00 Apresentação musical

Lançamentos:
Ivan Cotrim. Karl Marx – A Determinação Onto-negativa Originária do Valor
Everaldo de Oliveira Andrade. Bolívia: Democracia e Revolução. A Comuna de La Paz de 1971

Nenhum comentário:

Postar um comentário